Câmara magmática: Depósito de armazenamento de magma.
Caratera vulcânica: É local à superfície por onde sai o material vulcânico, que no caso do vulcanismo do tipo central é circular e no vulcanismo fissural é uma fissura.
Cone vulcânico: É o relevo formado pelas várias emissões de lava.
Chaminé vulcânica secundária: É a conduta que leva a lava da chaminé secundária até à caratera.
Magma: Mistura silicatada provida de mobilidade. Contém grande quantidade de gás, está a alta temperatura e no estado "pastoso".
Lava: Deriva do magma mas está a temperaturas mais baixas, tem menos gás e está no estado líquido
formada a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela ascensão da lava. Constitui um ótimo
Pedra-pomes: Forma-se através do arrefecimento rápido da espuma da lava. A rocha fica purosa, por isso é a única rocha que flutua.
Brecha vulcânica: Rocha formada a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela ascensão da lava. Constitui um ótimo método direto. método direto.
Rocha formad
Tipos de erupções:
Tipos de lava
A lava pode ser: - Fluida
- Viscosa
- Muito viscosaa a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela ascensão da lava. Constitui um ótimo método direto.
Muito explosiva: Tem lava muito viscosa ( lava ácida), com muito mais gás que a escoriácea. A lava não escorre, acumula-se na cratera, forma uma agulha vulcânica ou um Domo. Pode formar uma nuvem ardente.
Explosiva: Tem lava viscosa ( escoriácea), com muito gás, temperaturas mais baixas que a fluida. A lava escorre, com dificuldade. As escoadas são curtas . Os piroclastos são pequenos ( cinzas, areias e Lapilli).
+
Efusiva: Tem lava fluida, pouco gás, temperaturas elevadas e faz grandes escoadas de lava. Os
piroclastos são grandes ( Lapilli bombas vulcânicas). Todos estes resumos foram tirados do caderno diário
Sem comentários:
Enviar um comentário