terça-feira, 12 de março de 2013

Reflexão

Reflexão-Ainda falta muita matéria na parte do vulcanismo pois tinha mesmo de acabar o relatório hoje portanto ao menos espero que gostem do relatório que fiz do filme.
Acho que o meu blogue podia estar melhor mas gostei muito do relatório que fiz do filme,o filme fez me impressão cada vez que alguém morria de forma violenta,como o homem que sacrificou a vida pelo completo desconhecido e que morreu derretido na lava (um ato muito corajoso).

Relatório do filme


Relatório do filme
antes das férias de carnaval n as nossas aulas de ciências vimos um filme chamado: "vulcano"
O filme fala sobre um vulcão existente em Los Angeles, que dá sinais de erupção.Muitos trabalhadores não acreditaram,os geólogos que estudavam a zona discordavam pois estavam previstos vários sismos para acontecer,os sinais de alerta de que o vulcão irá entrar em erupção são:
Os sismos, libertação de vapores  que matam vários trabalhadores que trabalhavam no subterrâneo por baixo de um parque no meio da cidade. Mike Roark, com a ajuda da geóloga Amy Barnes dão conta da existência de um vulcão, que vai dando sinais, tais como a libertação de vapores e aquecimento da temperatura da água.
O vulcão entra em erupção e começa a lançar piroclastos, tais como bombas vulcânicas e lapilli. O vulcão começa a fazer escoadas de lava que atravessam o subterrâneo da cidade em direção ao hospital onde estão feridos.
Já sem esperanças os civis.incluindo Mike Roark e Amy Barnes,
Mike teve uma ideia excelente ou seja preparar uma barragem de pedras de cimento com vários carros atrás para a lava não conseguir passar,mas como a lava ia acumular se e subir eles prepararam carros de bombeiros,vários helicóptros cheios de água.
O plano de Mike resultou,embora eles não saberem que havia um vulcão subterrâneo,toda a gente festejou o plano executado com sucesso.
Mas quando os geólogos começam a ver a lava passar por baixo deles eles sabiam que tinham de arranjar um plano pois ainda masi importante,
O vulcão estava debaixo do hospital de Los Angeles,Mike Roark queria salvar o hospital principalmente porque a sua filha estava la a recuparar de uma ferida feita devido a uma bomba vulcânica.
Mike Roark teve a grande ideia de pôr bombas dentro do novo centro comercial que existiria em breve e lá dentro estava sua filha á procura do bébé de quem estava a tomar conta.
O vulcão ia entrar em erupcãoem breve e estava a dar sinais de terramotos cada vez maiores e ainda estavam pessoas lá dentro a instalarem as bombas pois 2 homens ficaram lá e morreram um deles por estar preso e o outro por estar a tentar a tira lo de la e graças ao seu ato corajoso nao fugiu e ficou lá com o colega. 
Assim eles tinham de carregar nos botões para disparar as bombas pois já não tinham muito tempo,então os 2 trabalhadores disseram que já estavam prontos mas na verdade ainda estavam lá dentro.
Ao dispararem as bombas os montes dos sitios onde tinham colocado as bombas rebentaram e assim encaminharam a lava para o mar.
A história pode ter um final feliz mas só de pensar nas quantas pessoas que morreram entristece as pessoas,eu gosto muito do final porque além de ter um final feliz começa a chover no fim e isso è um momento de alegria a todos pois estavam todos cheios de cinzas.

Tamanhos dos vulcões

Tamanhos do cone vulcânico-baixo e largo
Alto e estreito
Intermédio entre o havaiano e vulcaniano
Formam-se agulhas vulcânicas e domos

Vulcanismo

Chaminé vulcânica: É a conduta que leva o magma desde a câmara magmática até à superfície.

Câmara magmática: Depósito de armazenamento de magma.

Caratera vulcânica: É local à superfície por onde sai o material vulcânico, que no caso do vulcanismo do tipo central é circular e no vulcanismo fissural é uma fissura.

Cone vulcânico: É o relevo formado pelas várias emissões de lava.

Chaminé vulcânica secundária: É a conduta que leva a lava da chaminé secundária até à caratera.

Magma: Mistura silicatada provida de mobilidade. Contém grande quantidade de gás, está a alta temperatura e no estado "pastoso".

Lava: Deriva do magma mas está a temperaturas mais baixas, tem menos gás e está no estado líquido

formada a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela ascensão da lava. Constitui um ótimo
Pedra-pomes: Forma-se através do arrefecimento rápido da espuma da lava. A rocha fica purosa, por isso é a única rocha que flutua.

Brecha vulcânica: Rocha formada a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela ascensão da lava. Constitui um ótimo método direto. método direto.


Rocha formad
Tipos de lava

A lava pode ser: - Fluida
- Viscosa
- Muito viscosaa a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela ascensão da lava. Constitui um ótimo método direto.
Tipos de erupções:




Muito explosiva: Tem lava muito viscosa ( lava ácida), com muito mais gás que a escoriácea. A lava não escorre, acumula-se na cratera, forma uma agulha vulcânica ou um Domo. Pode formar uma nuvem ardente.


Explosiva: Tem lava viscosa ( escoriácea), com muito gás, temperaturas mais baixas que a fluida. A lava escorre, com dificuldade. As escoadas são curtas . Os piroclastos são pequenos ( cinzas, areias e Lapilli).




+
Efusiva: Tem lava fluida, pouco gás, temperaturas elevadas e faz grandes escoadas de lava. Os
piroclastos são grandes ( Lapilli bombas vulcânicas).           Todos estes resumos foram tirados do caderno diário



























Biomas,fatores bióticos e abióticos


fotografia.JPG
Polar & Tundra
fotografia 3.JPG
Chaparral/Savana
&
Deserto

     Fatores abióticos-Todo ecossistema é formado de fatores bióticos (organismos vivos)e fatores abióticos (elementos físicos e químicos do ambiente:luz,calor,PH,salinidade,variações de pressão da água e do ar...

Abiótico significa sem vida,e os fatores que mais influenciam os seres vivos são:Luz,temperatura,pluviosidade,humidade e substrato.

Temperatura-
Endotérmicos-São os que controlam internamente a temperatura do corpo (aves e mamíferos).

Ectotérmicos-São os que não conseguem controlar a temperatura e para tal terão de termentos que assumam mais ou menos esxposição aos raios solares,dependendo da espécie.